Movie-Blogger - Convidado de Hoje: Anderson Siqueira

Postado por Adriano Martins em 27.12.09

movie_blogger_logo3

No Movie-Blogger de hoje, Anderson Siqueira, o Jornalista responsável pelos blogs Cinestesia e Funtástico.

Filme: Cantando na Chuva
Título Original: Singin'in the Rain
Gênero: Musical
Direção: Stanley Donen e Gene Kelly
Roteiro: Adolph Green e Betty Comden
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen e Millard Mitchell.
Ano: 1952
Duração: 103 minutos
País: EUA


Você gosta de filmes do gênero musical? Muita gente, assim como eu, não curte muito devido às inúmeras canções que descem guela abaixo. Isso porque os atuais musicais são pretensiosos e arrogantes. Diretores e roteiristas acham que basta fazer um diálogo cantado com uma boa melodia e pronto! Eis um musical na telona. Mas estão redondamente enganados!

Os musicais devem conter uma magia cinematográfica sutil e convencer o espectador daquilo que está sendo contado na história. Não apenas colocar algumas canções e achar que somente isto já basta. A trama tem que ter uma boa base de sustentação, que conta com figurino, coreografia, cenário e outros detalhes acima da média.

Um belo exemplo de musical é o clássico "Cantando na Chuva", de 1952. Apesar de ser um filme antigo, o filme contém uma ideia bastante futurista com uma história intrigante e com conteúdo excelente!

Escrito pela dupla Adolph Green e Betty Comden, o roteiro seduz o espectador tamanha qualidade dos diálogos e por expor o trio principal de maneira inteligente e divertida. Os atores que encabeçam o elenco são: o galante Gene Kelly, que faleceu em 1996 aos 83 anos; o carismático Donald O'Connor, falecido em 2003; e a belíssima e talentosa Debbie Reynolds, atualmente com 77 anos.

Singin'_in_the_Rain

A direção de Cantando na Chuva ficou a cargo de Stanley Donen e Gene Kelly (também protagonista da história). Os dois demonstraram muita perícia ao gravar cenas em vários ambientes distintos. Ora em estúdio, ora em locações externas. Esta diversidade deu maior versatilidade ao filme, brincando com a profundidade de campo, com apoio do fotógrafo Harold Rosson.

Produção, figurino e maquiagem são outros pontos que merecem destaque. A famosa sequência do personagem principal, Don Lockwood, cantando e dançando - literalmente - debaixo de chuva, causa uma ótima sensação de euforia e nostalgia. É muito bom ver que o cinema causa emoções e apesar de ser um filme antigo, é atual e traz ótimos referenciais para estudantes e amantes da área.

Cantando na Chuva também é uma verdadeira homenagem ao próprio cinema, já que dentro do filme é falado sobre o lançamento do primeiro filme falado da história - "O Cantor de Jazz", de 1927.

Pra quem ainda não assistiu "Cantando na Chuva", vale a pena conferir essa verdadeira obra prima! O filme original foi feito em preto e branco, mas após um belo trabalho de remasterização, ganhou cores e ganhou mais vida.

Trailer



*


1 comentário

  1. Adquiri esse belissimo clássico esta semana!

     

Postar um comentário

Publicidade