Cinemando Indica: "Bom Dia" (Ohayô)

Postado por Adriano Martins em 11.9.09

Ohayo

Depois de muito pensar em qual filme eu poderia indicar pra vocês aqui no blog, cheguei até “Bom Dia” (Ohayô), classicão japonês de 1959 dirigido por Yasujiro Ozu – E ao mesmo tempo exclamei: “Será que alguém (além de mim, e alguns amigos) vai querer ver um filme japonês de 1959?” – De fato, a princípio, pode parecer ser furada, mas vos digo meus amigos: “Bom dia” é um filme incrível, simples e inesquecível!

O meu primeiro contato com filme, foi através do meu amigo e professor Dami (grande pessoa e incentivador de alguns projetos meus, inclusive este blog), que me emprestou o DVD, que serviria, e serviu de material de pesquisa para a construção da minha monografia para a faculdade, no ano passado. Daí fui ver o filme sem muita pretensão, apesar de curtir o cinema do Japão, mas com aquele ar de: “Será que vou gostar”, e tive uma grata surpresa, além de uma aula de cinema, onde Yasujiro Ozu, com sua câmera fixa e seus planos estáticos, nos mostra que a Simplicidade pode ser um elemento fundamental para construção de um grande filme.

A história gira em torno de dois irmãos Isamu e Minoru, que pedem aos pais que comprem uma TV, para que possam ver o torneio de Sumô. Os pais recusam, e em represália os dois fazem uma greve de silêncio. Recusando-se a falar com os pais e com os outros colegas do bairro, provocando uma série de situações embaraçosas – É uma espécie de crítica (sutil) ao início da cultura de consumo no país, retratando a família suburbana do Japão com um singelo toque de humor.

Bom, fica aí minha indicação. O acesso ao filme não é tão simples, porém não tão complicado, já que foi lançado em dvd no Brasil pela Magnus Opus, podendo ser encontrado pra compra ou locação nas melhores lojas do ramo. Espero que vocês gostem!

Trailer

2 comentários

  1. gabi comentou:

    Esse filme é demais!

     

  2. Amaral comentou:

    i love you.. hahaha

     

Postar um comentário

Publicidade