The Beatles e os Videoclipes

Postado por Adriano Martins em 2.7.09

Photobucket

Enfim terminei de ver o Box “The Beatles: Anthology”, 5 DVDs que contam a história da banda de Liverpool, da qual sou um grande fã. É quase impossível não ficar emocionado com a história dos caras, ou ao menos admirar e respeitar a trajetória brilhante da banda. Bom, já fica a recomendação aos fãs, ou a quem deseja ser.

Mas o post não é para falar do box em si, e sim, da relação da banda com os “videoclipes”, que acredito eu, naquela época não era intitulado assim. Aliás, foram os Beatles os responsáveis pela popularização dos videoclipes e do formato de TV estilo MTV, já que, devido a sua concorrida agenda, a banda não poderia estar presente em vários países para divulgar seus “Singles” (Música de Trabalho), então enviavam fitas de suas performances musicais para as Emissoras de Televisão da época. Isso mantinha os fãs informados sobre suas músicas, além dos discos.

O legal da história, não é a invenção do novo método de divulgação em si, e sim a qualidade apresentada no vídeo. É fácil perceber que os Beatles sempre foi uma banda a frente do seu tempo, que quebrou muitas barreiras dentro da sociedade dos anos 60, que inventou e ditou moda, mas o que pouca gente hoje em dia sabe, é que a banda adorava cinema e inclusive já gravou alguns filmes. (mas esse assunto ficará para outro post)
Em 1966 a banda lança o que seria seu primeiro clipe musical “artístico”, se assim posso dizer, os anteriores eram apenas o registro da banda interpretando a canção. A música “Strawberry Fields Forever”, foi a escolhida para tal feito. Veja o clipe:



Não sei vocês, mas acho incrível! Talvez não tenha o mesmo efeito nas pessoas se visto hoje, mas imagine isso na década de 60, onde a banda mais popular do mundo opta por produzir um trabalho mais “conceitual”, ao invés de um simples registro performático.
A seguir postarei mais alguns clipes da banda. Veja e conheça um pouco mais a obra dos Beatles, afinal, pra quem curte música e cinema, é um prato cheio.

"Lucy in the Sky with Diamonds" (Clipe retirado do filme "Yellow Submarine" de 1969)



O romântico clipe de "Something", música do disco "Abbey Road" de 1969, onde cada um aparece com sua legítima esposa.



Para terminar, o psicodélico e engraçado videoclipe de "I am the Walrus" (Clipe retirado do filme "Magical Mystery Tour" de 1967) - John Lennon afirma que escreveu essa música sobre efeito de LSD, e isso explica a "viagem" que é o vídeo.



Post dedicado à Gabi :)

1 comentário

  1. gabi comentou:

    Muito , muito bom! Beatles é demais.
    Obrigada pela dedicatória :D

     

Postar um comentário

Publicidade