Crítica: Vicky Cristina Barcelona

Postado por Adriano Martins em 5.1.09

O Cinemando mais uma vez abre as portas a um parceiro, e hoje, o convidado é Vínicius de Abreu, do blog Bolicho do Diretor. Sempre que possível estaremos postando textos de parceiros por aqui, é uma maneira de divulgar o trabalho de bastante blogueiro cinéfilo como nós, além de preencher o nosso blog com material de primeira. Leia!

Início do fim

Sempre gostei de frases deste tipo, início do fim ... a volta dos que não foram ... a morte dos mortos-vivos ... estas bobagens. Também sempre gostei de filmes ... então, pensei em escrever sobre filmes ... ainda não sei se foi uma boa idéia, me diga você. Quem sabe não voltamos a idéia (ops, agora é sem acento!) das bobagens?

Dizem que no Brasil todos são técnicos (eu sou!), mas na verdade todos são críticos! Este é o esporte nacional, falar dos outros, do que os outros estão fazendo ... é bom mesmo, né? Não digo só falar mal, digo em falar de forma geral ... sentado na escada tomando um mate, bebendo uma cerva, completamente descontraído! E falo mais - falo muito, até - falar sem fazer igual é ... muito melhor! Afinal, se você não fala vem outro e fala! Então ...

Bem, na real vou escrever, mas fica no mesmo sentido. E sobre o que falaremos (escreveremos)? CINEMA! Não necessariamente cinema, mas filmes ... adoro ir ao cinema, mas onde eu moro as coisas andam meio lentas neste quesito ... porém continuo vendo filmes ... rss. Não tenho nenhum gênero em preferência, tudo depende do espírito do dia ... de como acordei ... estas coisas! Sabe, tem dias que você quer ver algo sem precisar pensar muito - tipo filme de ação de Holywood - mas tem dias que o lance é um bom filme europeu - francês ou espanhol de preferência! Então é isso, vou vendo, vou escrevendo, vou falando ... espero que você vá lendo e comentando ... ou só lendo ... ou nem isso!

Nos lemos por aqui ou por lá ... mas nos lemos.

ps.: quer algo técnico? Vá neste link, aqui o lance é não técnico, é conversa de botequim de bolicho!


Vicky Cristina Barcelona

Photobucket


O que dizer de filmes do Woody Allen ... são inteligentes, são ácidos e te deixam sempre pensando e se ... ah, claro, ele não é mais o mesmo, não está mais filmando em Nova Iorque (embora tenha algumas cenas na cidade) ... ok, ele ainda é o mesmo! Adorei o enredo, especialmente o triângulo amoroso! (ou um quadrilátero?) Para falar a verdade, me lembrou muito o filme Albergue Espanhol (2002) ... mais pela sensualidade e por se passar na mesma cidade (Barcelona) do que pela história! Woody acertou em cheio no elenco, a Penélope Cruz está super bem no papel de louca passional, Javier Bardem está realmente sedutor (ele não é a cara do Robert Downey Jr?), Scarlett não é apenas um rostinho bonito levou bem seu papel, mas para mim a melhor foi Rebecca Hall, representou muito bem o papel de americana conservadora louca para se soltar na Europa ... fiquei convencido! Claro que isto tudo era esperado, visto que um grande diretor sabe escolher grandes atores - bem, nem sempre isso é verdade ...

A trilha sonora é especial, inclusive esta música, Barcelona, fica na nossa cabeça (pelo menos ficou na minha), a interprete tem uma voz tão sensual ... ainda mais para mim que acho super sexy mulheres-bonitas-falando-espanhol! Nisso o filme tem outro ponto alto, uma mistura de línguas, inglês-espanhol, fantástica! Deixa todo um clima ... e por falar em clima, temos as paisagens, as cenas da cidade ... só por isso já valeria a pena ver o filme ... e se levarmos em conta a história, então! Tem um romance norteando o enredo, mas é muito mais que isso ... é um estilo de vida, uma forma de encarar seus problemas, de vencer os obstáculos ... ou não! O final ficou bem longe do que eu esperava, o que é muito bom, pois ser previsível costuma ser uma crítica para filmes! Ótima pedida para um início de verão ... quem sabe ver a dois ... ou a três e esquentar o esquema?

2 comentários

  1. Adriano Martins comentou:

    Muito bom Vinicius! Seja bem vindo ao Cinemando. Que esse seja o primeiro de muitos.
    Quanto ao filme, tô loco pra ver. Woody Allen é sempre bom, e ainda tem a Scarlett pra ajudar...hehehe!
    Abraço

     

  2. gerin comentou:

    Li pouco sobre o filme, o elenco me atraiu mais...fora isso, seja mto bem vindo ao nosso humilde blog, acho que o seu texto tem a cara do blog e acrescenta mto, parabéns!

     

Postar um comentário

Publicidade